quinta-feira, 29 de março de 2012

LIBRAS e Braile, por que não aprender?

Hoje fui abordado na rua por uma moça, deficiente auditiva, que me pediu uma pequena contribuição em dinheiro em troca de um folheto com a liguagem brasileira de sinais (LIBRAS). Apesar de eu não achar que seu problema a impeça de trabalhar, dei-lhe o que podia no momento e guardei o folheto. Naquele momento, me veio à mente um pensamento recorrente: por que não aprender LIBRAS e Braile?

A maioria das pessoas se preocupa em fazer cursos de inglês, espanhol, alemão, mandarim, etc, pensando no seu futuro profissional. Mas e se, digamos assim, algo der errado? Ninguém está livre de ter alguma enfermidade que lhe tire a visão ou a audição. É claro que muitos podem pensar que estou sendo "catastrofista" (se é que esta palavra existe), mas sempre achei interessante como só percebemos a falta que algo nos faz quando precisamos. Confesso que eu mesmo nunca estudei a linguagem de sinais ou o Braile, mas acredito que seja mais fácil aprender sem as limitações que nos exigem tais conhecimentos.

Ainda falando sobre LIBRAS, nunca esqueço de um fato que me aconteceu. Algo, de certa forma, irônico, já que as pessoas deficientes geralmente são tratadas como diferentes; já neste caso o único diferente era eu.

Estava eu retornando de Gramado, de ônibus, de um compromisso profissional. Isso há uns 10 anos ou mais. Sentei mais para o fundo do veículo e bem atrás, lá no "fundão", tinha um grupo de jovens. Uma "gurizada" de uns 15 anos mais ou menos, eram 5 ou 6, não lembro. O típico grupinho de fundo de ônibus. Quando partimos da rodoviária, estranhei o silêncio que havia lá atrás. Esperava um alvoroço, uma "conversaiada", bagunça, etc. Curioso, dei uma espiada e percebi o que ocorria: existia sim um alvoroço, mas eram todos surdos-mudos! Estavam no maior papo em linguagem de sinais! Naquele momento, quem era diferente? Quem não estava entendendo nada? O único incapaz naqueles poucos metros quadrados do fundo do ônibus era eu, que não compreendia uma palavra do que eles diziam.

Pense nisso: aprenda LIBRAS e Braile! São duas formas de comunicação que lhe possibilitarão tantos contatos quanto inglês e espanhol.

Nenhum comentário: