segunda-feira, 19 de março de 2012

Aventura quase termina em tragédia

Um rapaz de 26 anos foi resgatado pelos bombeiros voluntários de Nova Petrópolis depois de cair em um penhasco de 10 metros de altura em meio à mata fechada em uma propriedade particular nas proximidades do Ninho das Águias. Ao contrário do que alguns meios de comunicação informaram, a queda não foi de 200 metros. Estive no local durante os trabalhos da equipe de busca e salvamento e conversei com os bombeiros que participaram da operação quando retornaram ao quartel.

Por volta das 14 horas, dois rapazes sairam para fazer uma trilha a pé em meio à mata de uma propriedade no morro Ninho das Águias, aqui em Nova Petrópolis. Um deles não conhecia bem a região e foi orientado pelo outro a permanecer próximo dele, porém num momento de distração este acabou se aproximando muito do penhasco, a terra cedeu sob seus pés e ele caiu. O jovem ainda conseguiu segurar-se na perna do outro rapaz, que agarrou-se em uma corda que havia no local, porém o primeiro acabou se soltando e sofrendo uma queda livre de 10 metros. Ele caiu de pé, fraturando um dos tornozelos (havia suspeita também no outro), e ainda deslizou alguns metros, parando à beira de um penhasco de mais de 100 metros. O que impediu a queda foi uma pequena árvore com não mais de 10 cm de grossura.

O rapaz que conseguiu se segurar percebeu que não conseguiria socorrer o amigo sem ajuda, então correu até a residência que fica na propriedade (distante cerca de 500 metros do local da queda) e ligou para os bombeiros. Em poucos minutos a primeira equipe chegou ao local de ambulância, porém precisou de reforço devido ao local do incidente ser de difícil acesso. No total, foram três viaturas (sendo uma pick-up 4x4) e 14 bombeiros envolvidos no salvamento. Uma ambulância do SAMU também foi acionada para transportar o paciente ao hospital.

Somente era possível chegar de carro (tracionado) até cerca de 300 metros antes do local. O restante era mata fechada, onde foram abertas duas trilhas para as equipes chegarem ao desfiladeiro. A primeira etapa foi descer até a vítima através do rapel (descida por cordas) e avaliar seu estado de saúde. Segundo informações dos bombeiros, ele estava consciente e com possíveis fraturas nos tornozelos, como já citei acima. Após esta avaliação, ele foi imobilizado e colocado em uma prancha (maca) apropriada para este tipo de salvamento. Então, também através de cordas, ele foi puxado até o topo do paredão de 10 metros. Além da dificuldade de erguer uma pessoa adulta penhasco acima, a operação teve que ser lenta em virtude das lesões do mesmo. Não bastasse tudo isso, o terreno era muito instável e a todo momento rolavam pedras paredão abaixo, colocando em risco os próprios bombeiros.

Vencida esta subida, ainda restavam 300 metros de mata para chegar até a primeira viatura. Este percurso também foi feito com muito cuidado, pois a região é bastante íngrime. Depois de quase 6 horas de trabalho, o rapaz foi encaminhado para o Hospital Nova Petrópolis consciente e estável. Ele é natural de Caxias do Sul e estava na localidade do incidente há cerca de dois dias.

Pelo que acompanhamos, percebemos que ele teve muita, mas muita sorte mesmo. Se não fosse aquela pequena árvore no meio do caminho, o resultado desta aventura poderia ter sido trágico. Cabe também salientar o excelente e já tantas vezes reconhecido trabalho dos bombeiros voluntários de Nova Petrópolis. Não é de hoje que esta equipe é referência em atendimento, ética e eficiência. Se não fossem estas pessoas, da própria comunidade, treinadas e equipadas para agir em emergências, o final da história também poderia não ter sido feliz. Torcemos agora pela recuperação deste rapaz que, podemos assim dizer, nasceu de novo.

Quero também destacar que a queda não aconteceu nas rampas do Ninho das Águias, como foi noticiado num primeiro momento. O local onde ocorrem as decolagens de asa deltas e parapentes é muito seguro, desde que respeitados os perigos presentes em qualquer outro lugar semelhante. A vista lá de cima é linda e não existem desfiladeiros próximos de onde o público fica.

Um bom início de semana a todos!

Nenhum comentário: