segunda-feira, 30 de abril de 2012

Quanto custa casar

Olá! Depois de alguns dias de sumiço, estamos de volta. Na verdade, penso que quando não tenho nada para escrever, melhor não postar nada. Se assim o público já é pequeno...

Hoje quero falar um pouco sobre uma área que ganha muito dinheiro. Rios de dinheiro. Dinheiro a dar com pau! É a área de festas e eventos. Não os eventos públicos, como show e feiras, mas os eventos sociais, como formaturas e casamentos. Quando a gente começa a orçar um destes, percebe como tudo isso é caro. No título escrevi "quanto custa casar", mas isso não é um gasto, e sim um investimento.

Quando um conhecido me contou que gastou R$15.000,00 no seu casamento, eu pensei: "mas foi um casamento de luxo, restaurante bom, cerveja cara...". Só que não é bem assim. Um casamento realtivamente pequeno, com cerca de 120 convidados, não sai por menos deste valor. Isso levando em conta os preços mais baixos para convites, lembranças, decoração, foto e vídeo. É preciso se preparar financeiramente com bastante antecedência.

Falando assim, "quinze mil reais", parece um absurdo, não? Dá pra comprar um bom carro usado. Só que dividindo e somando os valores individuais de cada serviço, se chega facilmente neste valor. Sem conhecer os detalhes que envolvem este imporante momento da nossa vida, podemos pensar que com menos de "dez paus" se faz uma bela festa. Até se faz, mas só se for servido "prato feito" e cada convidado pagar sua bebida.

Mas deixando de lado os valores, invista em duas coisas que farão toda a diferença: a cobertura do evento (foto e vídeo) e a decoração. Quando passar a festa, quando o casamento completar 10 anos, só o que vai sobrar (além da felicidade do casal) são as fotos e o vídeo. E o que faz o "pano de fundo" para estes? A decoração. Então gaste um pouco mais nestes dois quesitos e, se for preciso, economize em outros. Se bem que é bem difícil economizar em qualquer parte.

E como fazer para juntar essa grana toda? Bom, já que o ideal é planejar o casamento com bastante antecedência, aproveite para economizar um dinheirinho. Empréstimos e financiamentos não são muito em conta, já que os juros são de assustar. O consórcio de serviços é uma opção, mas como o valor é relativamente baixo (comparando com imóveis e veículos), também não vale a pena. Se você juntar um valor mensal numa poupança, terá o mesmo valor sem pagar a taxa de administração. Minha dica é essa: faça uma dívida com você mesmo. Deposite todo mês um valor fixo numa poupança e junte até a data do evento. Lógico, isso tem que ser programado. Não adianta se comprometer em depositar R$600,00 por mês se você só ganha R$800,00! Some os orçamentos, divida pelo número de meses que faltam para o casamento e terás o valor ideal. Ainda poderás contar com o valor das férias e do décimo terceiro. Importante: programe-se com no mínimo um ano de antecedência! Quantos mais cedo, mais fácil juntar o dinheiro. E menos problemas também para conseguir a igreja, o salão de festas e a foto/filmagem.

Falando em foto e filmagem, este é um setor que se aperfeiçoou muito nos últimos tempos. Hoje em dia não existe mais aquele fotógrafo tradicional, que tira as fotos e te entrega para colocar num álbum. Hoje é tudo muito mais glamouroso! Cada imagem capturada é uma verdadeira obra de arte em questão de ângulo, momento e luz, tem sessão pré-casamento, pós-casamento, o famoso "trash the dress", são produzidos fotolivros no lugar dos antigos álbuns... Tudo muito lindo, mas esse glamour todo tem seu custo. Na mesma proporção que o serviço evoluiu, o preço também subiu. Existem livrarias que produzem fotolivros que o próprio cliente monta pela internet, muito semelhantes aos entregues pelos estúdios. O valor é bem menor, mas não é possível encontrar um fotógrafo que não venda o pacote completo, que aceite somente tirar as fotos. E é claro que o design do fotolivro feito pelo estúdio tem muito mais detalhes, o profissional consegue montar algo muito mais bonito do que um leigo usando modelos prontos. Mas vai de cada um: tem que haver um equilíbrio entre o que se quer e o que se pode gastar.

Outra dica é a contratação de cerimonialistas. Atualmente já é regra, ninguém faz um evento sem estes profissionais. São as pessoas que vão ajudar a organizar (ou organizar tudo, se preferir) e conduzir o evento na noite, para que tudo aconteça conforme o planejado. A relação custo/benefício é a melhor de todas. O custo é baixo e a importância, enorme. Além de valer a pena, como eu disse, não tem como fazer um evento destes sem cerimonialista.

As dicas que citei acima me foram passadas por um profissional que atua há mais de 20 anos na área. Algumas delas, no entanto, são pessoais. Andei pesquisando sobre casamento... Por que? Bom, isso eu conto outro dia.

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