sábado, 7 de abril de 2012

Falta de educação no trânsito: má vontade ou burrice?

Uma das coisas que mais me irrita nesta vida é o trânsito. Não o ato de dirigir, isso eu adoro, mas as coisas que eu vejo por aí. Mesmo em nossa pacata, apesar de turística, Nova Petrópolis. Eu sinceramente não entendo se tem muita gente burra com habilitação ou se elas tem má vontade mesmo.

O melhor exemplo do que digo são as rótulas em nossa cidade. Quem nunca teve que parar dentro da rótula para um "bostinha" que vem pela avenida passar "fincado"? Ou teve que ouvir buzinadas porque entrou na rótula e fechou a frente de quem achou que tinha a preferência por vir pela avenida? Pois é, muitos já passaram por isso. A rótula é uma coisa simples, desde que todos saibam utilizá-la. O trânsito flui melhor do que com as antigas sinaleiras e todos podem dobrar em todas as direções, o que também facilita muito. Para quem não sabe, vou explicar como funciona aquela coisa redonda que fica no meio da avenida: a preferência é de quem estiver dentro da rótula, e não de quem vem pela 15 de Novembro. Ou seja, de qualquer sentido que você vier, pare na rótula. Se ela estiver livre, avance. Simples não? O pior de tudo é algo que vi hoje novamente próximo à rádio onde trabalho: um pangaré, mocorongo, acéfalo teve a capacidade de fazer a rótula ao contrário, entrou nela pela contramão. Só perdoo se ele for britânico ou de outro país que utilize a mão inversa.

Ainda falando das rótulas, o trânsito é afunilado nas proximidades delas. Os veículos vem em duas pistas pela avenida, mas nas rótulas fica apenas uma. Não é difícil entender, afinal a largura da rótula não comporta duas filas. Enfim, tem gente que também não entende aqueles tachões colocados no asfalto, que direcionam o fluxo para apenas uma pista. Ao invés de entrar na fila da esquerda, simplesmente passam por cima da marcação e entram em fila dupla na rótula. Eu confesso que quando isso acontece do meu lado, eu faço questão de dobrar à direita, só para fechar aquele jumento motorizado. Sugiro à prefeitura que coloque navalhas sobre os tachões, para furar os pneus, aí os apressadinhos vão aprender.

Outra coisa que incomoda e atrapalha são as pessoas que se acham no direito de estacionar seus carros em frente à entrada da garagem dos outros. "Ah, mas são só 5 minutinhos..." E se eu quiser sair justamente nestes 5 minutinhos? Custa estacionar o carro no final da quadra para ir no mercado, por exemplo? Em Caxias e Porto Alegre o pessoal deixa o carro em estacionamentos e caminha várias quadras para chegar ao seu destino, por que aqui precisam estacionar a 5 metros da porta? Meu sonho é ter um daqueles jipes Willys com um parachoques bem reforçado, só para jogar estes carros do outro lado da rua.

Nada contra as pessoas de fora, até porque moro numa cidade turística e estas são maioria nos finais de semana. Mas cá entre nós: porque o pessoal das cidades grandes acha que as leis de trânsito aqui são diferentes? Aqui eles estacionam na contramão, na faixa amarela das esquinas, não param nas faixas de segurança, nas rótulas... Se eu fizer isso na cidade deles, vão me chamar de colono, de caipira... Se todos respeitarem, todos serão respeitados. Eu não concordo com as brigas de trânsito que aparecem volta e meia na TV, mas aquelas atitudes são compreensíveis. Tem gente que devia devolver a CNH pro Detran e dizer que é burro demais para dirigir um carro.

Nenhum comentário: